Nesta segunda-feira (2) começam os pagamentos da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS — Instituto Nacional do Seguro Social —, que recebem valores maiores que um salário mínimo de benefício.
A ordem de pagamentos será feita de acordo com o número final do benefício (sem contar o dígito). Mas todos os pagamentos serão feitos até dia 6 de setembro, sexta-feira da mesma semana.
Para quem ganha valor igual ou inferior a um salário mínimo (ou seja, até R$998,00), os saques começaram em 26 de agosto, e também seguem o cronograma de acordo com o número final do benefício. E, neste caso, também vão até 6 de setembro.
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleCalendário de pagamento da 1ª parcela
De acordo com o número final do benefício, desconsiderando o dígito, o calendário de saques segue as seguintes datas:
Quem tem direito ao 13º pelo INSS?
O 13º salário pago pelo INSS é de direito para quem recebe o benefício. Ou seja, quem se enquadra nas seguintes possibilidades:
- Todos os aposentados;
- Pensionistas, que recebem o benefício por morte;
- Quem recebe auxílio-doença, acidente ou reclusão;
- Quem recebe salário-maternidade
Lembrando que o valor é proporcional ao tempo de benefício dentro do ano de 2019.
Logo, quem se aplica nas categorias, mas começou a receber após janeiro ou durante um período específico do ano, receberá proporcionalmente, de acordo com o número de meses beneficiados.
Quando será feito o pagamento da 2ª parcela
Já a segunda parcela do benefício começa a ser paga em novembro, também seguindo a ordem de acordo com o número final do benefício.
E, na segunda parcela, é descontado o valor proporcional ao Imposto de Renda.
O 13º vai mudar com a Reforma da Previdência?
Até então, não.
Com a proposta que está passando pelo governo, o que pode mudar são os valores recebidos no benefício mensal de quem ainda não se aposentou. E, é claro que, com isso, mudam também os valores finais do 13º salário para essas pessoas.
Para saber como ela impacta a sua categoria, leia o nosso conteúdo completo sobre o assunto.
Para receber conteúdos exclusivos sobre dívidas, finanças e planejamento financeiro diretamente no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente: