Além da inflação e da desigualdade social, outro ponto contribui muito para o endividamento da população brasileira: a falta de educação financeira. A maioria de nós não foi ensinada a lidar com o dinheiro, e faz isso no maior estilo Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar”.
A boa notícia é que isso está mudando. E existem vários cursos de educação financeira para quem quer aprender a administrar melhor o salário e fazer boas escolhas.
E o que é melhor: você não precisa gastar nada para isso. Nós fizemos uma lista de cursos legais, gratuitos e online para te ajudar a melhorar sua relação com o seu dinheiro. Vem conferir!
Você vai ver nesse conteúdo:
Toggle- Por que educação financeira é importante?
- 8 cursos de educação financeira
- 1.Trilha Financeira (Serasa e Descomplica)
- 2. Gestão de Finanças Pessoais (Banco Central do Brasil)
- 3. Como Gastar Conscientemente (Fundação Getúlio Vargas)
- 4. Educação financeira empresarial (Sebrae)
- 5. Fundamentos de Economia e Finanças (ANBIMA)
- 6. Como organizar o orçamento familiar (Fundação Getúlio Vargas)
- 7. 9 passos para sair das dívidas (ParMais Educação)
- 8. Educação Financeira para Jovens (CVM Educacional)
Por que educação financeira é importante?
Ao contrário do que muitos pensam, para ter educação financeira não é preciso acumular moedas como o Tio Patinhas ou ser “mão de vaca”. Estamos falando de algo muito democrático.
Não importa o valor do seu salário, a sua idade, o seu volume de gastos ou o que você sonha em fazer com o que recebe: todo mundo pode aproveitar o conhecimento de especialistas e a experiência de outras pessoas para ter uma vida financeira melhor.
A educação financeira vai ajudar você a:
- ficar longe das dívidas;
- criar metas de curto, médio e longo prazo para realizar seus sonhos;
- entender para onde vai o seu dinheiro e o que é possível fazer para economizar;
- ter mais tranquilidade e segurança em momentos difíceis.
Leia também: Entenda os impactos da inflação no seu bolso
8 cursos de educação financeira
A internet está cheia de ótimos conteúdos sobre os mais diversos assuntos, inclusive sobre como cuidar do dinheiro. Para facilitar (e motivar você a estudar hoje mesmo), fizemos uma lista com 8 cursos de educação financeira gratuitos e online.
1.Trilha Financeira (Serasa e Descomplica)
O Descomplica, empresa de educação digital, e o Serasa fizeram um curso de organização financeira com linguagem acessível. A Nath Finanças, a Mirna Borges e a Nathaly Dias (conhecida como Blogueira de Baixa Renda) fazem parte do time de instrutores.
2. Gestão de Finanças Pessoais (Banco Central do Brasil)
Esse curso é ideal para quem quer entender conceitos básicos de gestão de finanças pessoais e refletir sobre a educação financeira no cotidiano das pessoas. O curso tem certificado e aborda o tema de forma lúdica.
3. Como Gastar Conscientemente (Fundação Getúlio Vargas)
A FGV preparou um conteúdo para orientar quem deseja gastar de maneira mais inteligente para conquistar os seus objetivos. A participação no curso não dá direito a certificado e a duração do programa é de 8 horas.
4. Educação financeira empresarial (Sebrae)
Você é MEI? Tem um pequeno negócio e não sabe como organizar as finanças da empresa? O Sebrae tem um curso virtual que pode te dar uma luz. O programa dura 15 dias e aborda serviços bancários, negociação com o gerente, análise de riscos e muito mais.
5. Fundamentos de Economia e Finanças (ANBIMA)
Já se deparou com conceitos financeiros que você não faz a menor ideia do que sejam? Esse curso da ANBIMA promete te ajudar a entender (e aplicar no dia a dia) os principais conceitos de economia e finanças.
6. Como organizar o orçamento familiar (Fundação Getúlio Vargas)
Supermercado, água, energia elétrica… São tantos gastos para administrar uma casa, não é verdade? Cursos como esse, oferecido pela FGV, podem ser importantes para quem está com dificuldade em manter o equilíbrio do orçamento familiar.
7. 9 passos para sair das dívidas (ParMais Educação)
Tá no vermelho? Então, é hora de manter a calma e criar estratégias para recuperar o controle da sua vida financeira. Nesse curso da ParMais, você encontra alguns passos para analisar e renegociar a dívida da melhor forma possível.
8. Educação Financeira para Jovens (CVM Educacional)
Focado no perfil jovem, esse curso de educação financeira aborda consumo consciente, as causas do endividamento e a importância do orçamento na vida financeira, entre outros tópicos.
Além dos cursos acima, ótimos livros em português podem te ajudar a ter uma relação mais saudável com o seu dinheiro.