Todo mundo gosta de pagar menos nas compras, mas o que nem todo mundo gosta é de ficar procurando pelo melhor preço. Boa notícia, então, que hoje existem vários comparadores de preço que fazem todo o serviço da pesquisa.
Já utilizou algum site desse tipo? Se não, saiba que está perdendo tempo e dinheiro, pois essas plataformas oferecem muitas vantagens aos consumidores. É sobre isso que vamos neste artigo, além de oferecer dicas para fazer compras de forma segura. Aproveite!
Você vai ver nesse conteúdo:
TogglePor que usar comparadores de preço?
Se você gosta de respostas objetivas, ela é: para encontrar a loja com o produto mais barato. Mas não é só isso. Como sabemos que você também gosta de comprar com descontos, tenha em mente que algumas das plataformas de comparação de preços também oferecem cupons de descontos.
Até uns anos atrás, era necessário bater perna de loja em loja para pesquisar o preço mais baixo. A internet, além de facilitar o processo da compra em si, trouxe acessibilidade, praticidade e comodidade de uma maneira que não era possível, até então.
Imagine o quanto você teria de andar para encontrar as principais lojas físicas, que hoje encontramos reunidas na internet, atrás do melhor preço e oportunidade? É impossível pensar nessa possibilidade, concorda?
Por isso, os comparadores de preço chegaram para revolucionar a forma de consumo dos clientes, tornar os produtos mais acessíveis e aumentar a competitividade do mercado, especialmente em uma época de crise financeira, como a que enfrentamos no Brasil.
Como funcionam os sites de comparação de preços?
Se é tudo fácil, você deve estar se perguntando como essas empresas ganham dinheiro oferecendo tudo mastigado para os clientes, certo? Saiba que grandes parcerias geram alto retorno para ambas as partes: as empresas que vendem e as plataformas que atraem os clientes até o local mais barato.
Funciona da seguinte forma: as varejistas podem pagar um valor para anunciar seus preços nos sites de comparação, acordar uma comissão por cada clique no site que for convertido em vendas ou negociar outras formas de remuneração por utilizar o espaço dessas empresas como uma vitrine online.
Por isso, é vantajoso para ambas as partes nos seguintes processos:
- enquanto uma destaca o valor dos produtos dessa determinada companhia — servindo de guia para o cliente fazer suas comparações — e é remunerada por isso;
- a outra conta com a publicidade e visibilidade, realizando mais vendas por meio de acessos que vieram de clientes que acessaram o site da loja parceira.
Isso faz com que empresas menores, e não parceiras, não apareçam nesses sites de comparação de preços. Já reparou como um pequeno comércio onde você gostaria de saber o valor de uma mercadoria nunca apareceu em portais como Zoom e Buscapé? Entendido o processo, vamos a eles.
9 principais comparadores de preço: como utilizá-los?
Existem vários sites e apps de comparação de preços por aí, mas neste artigo selecionamos os mais confiáveis, bem avaliados e recomendados pelos usuários para você não perder tempo pesquisando sobre a idoneidade dessas empresas. Veja!
1. Buscapé
O Buscapé é um dos maiores e mais famosos sites de comparação de preços do Brasil por ser um dos mais completos e antigos. Tem uma navegação fácil e intuitiva, inclusive com destaques para os produtos mais procurados, que são os eletrônicos, eletrodomésticos e móveis.
Porém, o site encontra ofertas para todos os segmentos e eles vão desde joalherias até supermercados. Por isso, antes de fazer qualquer compra, não deixe de conferir no Buscapé onde comprar seu produto mais barato.
Também está disponível para Android e IOS, caso queira baixar o app, e nessas plataformas a empresa apresenta uma boa avaliação dos usuários, sendo notas de 4,3 e 4,6, respectivamente.
Um benefício que o Buscapé oferece é a possibilidade de o cliente acompanhar o histórico de preços dos produtos. Essa é uma ferramenta muito útil para não cair em pegadinhas de “preços baixos”, como acontece muito na Black Friday.
Por exemplo, você está procurando um fone de ouvido sem fio específico e quer entender se o preço atual está alto ou baixo. No Buscapé, procure pelo produto, clique em “Resumo do histórico de preços” e faça a comparação com os períodos que desejar.
2. Zoom
Outro gigante em comparação de preços é o Zoom. Inclusive, é uma das plataformas mais completas e eficientes para comparar e monitorar os valores de produtos diversos.
O Zoom oferece dicas de especialistas com resenhas sobre mercadorias e sugestões variadas sobre compras, tecnologia, economia de consumo e outras informações em um blog dentro do próprio site.
A plataforma também tem uma seção que se chama “Cata Pechincha”, onde reúne as melhores ofertas do dia ou da semana em diversos segmentos e lojas.
Além disso, é possível criar alertas de preços que notificam o usuário sempre que o produto desejado atingir a faixa de preço do seu interesse. E, assim como o Buscapé, a plataforma disponibiliza o acompanhamento de histórico de preços.
3. Google Shopping
O Google é um dos comparadores de preços mais simples de utilizar, exatamente porque está localizado justamente em um local que você faz suas buscas diariamente: o Google.
É bem simples: digite o nome do produto que está procurando e vá em “Shopping”. Na aba, você vai perceber que existem diversos filtros para refinar sua busca e encontrar os melhores preços. É possível filtrar por:
- faixa de preço;
- tipo do produto;
- marca;
- condições de uso (se é novo ou usado);
- vendedores e lojas próximas;
- avaliações dos usuários.
E diversos outros filtros que variam de acordo com cada produto pesquisado. Porém, diferentemente do Zoom e do Buscapé, o Google não faz alertas quando os preços reduzem. Ele serve como um comparativo para aquele momento em que você está buscando pelo produto.
A vantagem, porém, é que não é necessário instalar nenhum app ou sistema específico para comparar os preços: é só entrar no buscador e procurar o que deseja.
Veja um exemplo de pesquisa no Google Shopping:
4. BondFaro
O BondFaro também pertence à Buscapé e, antes da fusão, era o principal concorrente da empresa. Se você comparar os menus dos dois sites, verá que eles têm uma interface bastante parecida.
Apesar de menos famoso, o BondFaro é uma das plataformas mais antigas quando o assunto é comparador de preços e, nas buscas, ele está entre as marcas mais lembradas.
A diferença entre o Buscapé e o BondFaro é que o último é mais voltado para segmentos específicos, como grandes redes que vendem celulares, informática e eletrônicos, enquanto o Buscapé oferece uma lista mais abrangente de empresas parceiras.
5. Baixou Agora
O Baixou Agora é uma extensão para o navegador de internet e não conta com um app. Ele é focado em monitorar os preços dos produtos com antecedência, mas também indica lojas com cupons de desconto disponíveis no momento.
Mas o que, exatamente, é uma extensão de navegador? As extensões são mecanismos instalados no navegador de internet, como o Google Chrome, com o objetivo de melhorar a forma como você faz suas pesquisas e utiliza a internet de modo geral.
Indicar as lojas com preços mais baixos é uma das funcionalidades, mas existem diversas outras, como a de auxiliar na produtividade com as tarefas diárias e até indicar os erros de digitação de um documento, por exemplo.
As extensões são gratuitas e fáceis de instalar, mas não funcionam em smartphones, apenas no computador. Instalar o Baixou Agora é bem simples, acompanhe:
- acesse o site Baixou Agora;
- clique em “Adicionar no Chrome” no lado direito da sua tela;
- na nova guia que se abrirá, dê o aceite novamente no botão “Adicionar no Chrome” e em seguida clique em “Adicionar extensão”.
Viu como é fácil? Toda vez que você fizer uma busca de produtos no seu Chrome, a extensão notificará sobre as lojas com os melhores preços.
6. JáCotei
O JáCotei é um site bem completo de comparação de preços e que também oferece recursos complementares para os clientes, como alerta de preços, gráficos com históricos, lista de desejos, newsletter e uma extensão para o Google Chrome.
É possível instalar o app — para iOS e Android — e a empresa tem como parceiras grandes marcas, como Americanas, Shoptime, Casas Bahia, Fast Shop, Carrefour, Magazine Luiza, Netshoes e Submarino.
7. Promobit
Diferentemente das empresas anteriores, o Promobit é uma comunidade composta por mais de meio milhão de usuários que procuram ofertas pela internet e, se elas forem relevantes, são curtidas e se tornam mais evidentes nas pesquisas dos consumidores.
Porém, o serviço vai muito além desse foco principal. No Promobit, os participantes também tiram as dúvidas dos outros usuários e trocam informações e experiências sobre compras online, sejam elas positivas ou negativas.
Além das pesquisas dos melhores preços e do lançamento de ofertas tanto no site quanto no app — disponível para Android e iOS —, a plataforma disponibiliza cupons de descontos por meio do Telegram. Tem também a extensão do Promobit para você adicionar ao seu navegador.
8. Mais Barato – Proteste
O Mais Barato é a extensão para Google Chrome da Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Ao contrário dos anteriores, o Mais Barato não é um site específico nem um app para comparação de preços e funciona apenas por meio da extensão.
No entanto, as funcionalidades são bem parecidas: comparação de preços entre lojas, análise de preços com gráficos, monitoramento e alerta de redução de valores e testador de cupons automático.
9. Escolha Segura
Se você gosta de pesquisar produtos assistindo a vídeos com análises, comparativos, resenhas e dicas, o canal do Escolha Segura, no YouTube, pode ser a opção mais interessante para você.
Com foco maior em analisar produtos tecnológicos, como notebooks, smartphones e smartwatches, o canal pesquisa sobre os recursos e funcionalidades de cada novidade e oferece sua opinião sobre quais valem ou não a pena investir. E, claro, apresenta sugestões de lojas com os melhores preços.
A interface do site e da extensão para Google Chrome é muito parecida com alguns dos outros comparadores que citamos aqui. Por isso, seu grande diferencial está mesmo nos vídeos sobre os novos dispositivos tecnológicos.
Quais cuidados tomar para comprar com economia e segurança?
Com tantas plataformas gratuitas disponíveis para acompanhar preços, é fácil cair na tentação de comprar tudo o que deseja (ou precisa), mas lembre-se de que toda facilidade tem seus riscos e toda compra, por menor que seja, deve ser planejada.
Por isso, avalie os sites e apps que indicamos aqui, escolha os que mais fazem sentido para você, mas também:
- observe se os sites são confiáveis, inclusive aqueles no qual somos direcionados para aproveitar as ofertas;
- quando sentir vontade de comprar algo por impulso para aproveitar uma promoção, invista na técnica de colocar no carrinho e deixar até o dia seguinte. No outro dia, você verá que a compra, provavelmente, não era tão importante assim;
- faça um planejamento de gastos e priorize apenas os produtos que realmente estão no seu orçamento.
Você conferiu as principais e mais atuais ferramentas de comparadores de preço e percebeu que hoje em dia só paga caro quem não tem paciência e atenção às estratégias para economizar e fazer valer o seu dinheiro. Aproveite as dicas para fazer uma compra consciente!
Para continuar conferindo sugestões de compras inteligentes, inscreva-se no Clube do Corre e receba as melhores dicas diretamente no seu e-mail!