Diante do acúmulo de dívidas, a organização para quitá-las pode parecer um desafio imenso. No entanto, algumas estratégias práticas podem te ajudar a retomar o controle da situação.
Uma delas é o método bola de neve. A seguir, você entende o que é esse método, como ele funciona e se ele é indicado para o seu momento. Continue lendo e confira!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleO que é o método bola de neve para pagar dívidas?
O método bola de neve é uma estratégia de gestão de dívidas que visa te manter motivado a continuar quitando os valores devidos. Imagine uma bola de neve descendo uma montanha: ela começa pequena e, aos poucos, vai ganhando mais força e mais tamanho.
Nesse sentido, esse método incentiva que você liste todas as suas dívidas — da menor para a maior — e priorize o pagamento da menor dívida primeiro, independentemente da taxa de juros.
À medida que você quita a primeira dívida, o dinheiro que seria usado nela é redirecionado para a próxima dívida da lista. Isso cria um efeito psicológico positivo: você sente que está avançando, o que dá mais ânimo para continuar.
Passo a passo do método bola de neve
Para implementar o método bola de neve e limpar o seu nome, você deve:
1. Listar todas as suas dívidas
Anote o valor total das dívidas, o valor da parcela mensal, a taxa de juros e a data de vencimento. Em seguida, organize-as da menor para a maior, com base no valor total devido.
2. Pagar o valor mínimo de todas as dívidas
Para manter a regularidade, continue pagando o mínimo de todas as dívidas, exceto a primeira da lista.
3. Focar primeiro na menor dívida
Lembre-se: uma bola de neve começa pequena. Por isso, direcione toda a quantia extra que puder (renda extra, cortes de gastos, sobras do mês) para quitar a menor dívida primeiro.
4. Repetir o processo
Assim que a menor dívida for paga, redirecione o valor que era destinado a ela para a segunda menor dívida da lista, e assim por diante. A ideia é continuar até eliminar todas as dívidas.
Com o tempo, você perceberá que o valor disponível e a sua motivação para pagar as próximas dívidas cresce — por isso o nome “bola de neve”.
Qual a diferença entre o método bola de neve e o método avalanche na organização das dívidas?
A principal diferença entre esses dois métodos é a prioridade que cada um deles dá às dívidas. Enquanto o método bola de neve foca em pagar as dívidas começando por aquela que tem o menor valor total, o método avalanche começa pela dívida com a maior taxa de juros.
Na tabela abaixo, você entende melhor como eles se diferenciam:
Característica | Método Bola de Neve | Método Avalanche |
Prioridade | Menor valor de dívida | Maior taxa de juros |
Foco principal | Motivação e sensação de progresso | Economia no longo prazo |
Benefício psicológico | Alto, uma vez que a quitação rápida gera satisfação | Menor, já que as dívidas mais caras demoram a sumir |
Economia total de juros | Menor, já que os juros altos não são prioridade | Maior, pois as dívidas mais caras são pagas antes |
Qual método é melhor?
Depende. Afinal, cada um deles será mais indicado para o seu perfil e para o seu momento de dívidas. Assim:
- O método bola de neve é ideal para quem precisa de estímulos para conseguir seguir um plano de quitação de dívidas. Por ser mais “visual” (ou seja, é possível ver as dívidas diminuindo aos poucos), ele dá a sensação de que o esforço está sendo compensado.
- O método avalanche, por outro lado, é mais indicado para quem quer pagar menos no total, mesmo que demore mais. Nesse caso, é necessário um pouco mais de organização financeira e persistência, mas existe a tranquilidade de saber que você quitará as dívidas pagando o menor valor possível.
Uma terceira opção, no entanto, é tentar um método híbrido, misturando características dessas duas opções: priorizando dívidas pequenas com juros altos, por exemplo. Assim, você tem a satisfação de quitar as dívidas aos poucos, e ainda consegue economizar.
Antes de decidir o melhor método para o seu caso, porém, é fundamental saber quais são as suas pendências financeiras. E, para isso, você pode contar com a Acerto! Com a nossa plataforma, você consegue identificar as suas dívidas e verificar se existem possibilidades de negociação disponíveis.
Assim, você economiza no valor total e fica mais perto de ter o nome limpo outra vez. Consulte o seu CPF e comece agora mesmo!