Veja como quitar dívidas com o método bola de neve

Diante do acúmulo de dívidas, a organização para quitá-las pode parecer um desafio imenso. No entanto, algumas estratégias práticas podem te ajudar a retomar o controle da situação. 

Uma delas é o método bola de neve. A seguir, você entende o que é esse método, como ele funciona e se ele é indicado para o seu momento. Continue lendo e confira!

O que é o método bola de neve para pagar dívidas?

O método bola de neve é uma estratégia de gestão de dívidas que visa te manter motivado a continuar quitando os valores devidos. Imagine uma bola de neve descendo uma montanha: ela começa pequena e, aos poucos, vai ganhando mais força e mais tamanho. 

Nesse sentido, esse método incentiva que você liste todas as suas dívidas — da menor para a maior — e priorize o pagamento da menor dívida primeiro, independentemente da taxa de juros.

À medida que você quita a primeira dívida, o dinheiro que seria usado nela é redirecionado para a próxima dívida da lista. Isso cria um efeito psicológico positivo: você sente que está avançando, o que dá mais ânimo para continuar. 

Passo a passo do método bola de neve

Para implementar o método bola de neve e limpar o seu nome, você deve:

1. Listar todas as suas dívidas

Anote o valor total das dívidas, o valor da parcela mensal, a taxa de juros e a data de vencimento. Em seguida, organize-as da menor para a maior, com base no valor total devido.

2. Pagar o valor mínimo de todas as dívidas

Para manter a regularidade, continue pagando o mínimo de todas as dívidas, exceto a primeira da lista.

3. Focar primeiro na menor dívida

Lembre-se: uma bola de neve começa pequena. Por isso, direcione toda a quantia extra que puder (renda extra, cortes de gastos, sobras do mês) para quitar a menor dívida primeiro.

4. Repetir o processo

Assim que a menor dívida for paga, redirecione o valor que era destinado a ela para a segunda menor dívida da lista, e assim por diante. A ideia é continuar até eliminar todas as dívidas. 

Com o tempo, você perceberá que o valor disponível e a sua motivação para pagar as próximas dívidas cresce — por isso o nome “bola de neve”.

Qual a diferença entre o método bola de neve e o método avalanche na organização das dívidas?

A principal diferença entre esses dois métodos é a prioridade que cada um deles dá às dívidas. Enquanto o método bola de neve foca em pagar as dívidas começando por aquela que tem o menor valor total, o método avalanche começa pela dívida com a maior taxa de juros. 

Na tabela abaixo, você entende melhor como eles se diferenciam:

CaracterísticaMétodo Bola de NeveMétodo Avalanche
PrioridadeMenor valor de dívidaMaior taxa de juros
Foco principalMotivação e sensação de progressoEconomia no longo prazo
Benefício psicológicoAlto, uma vez que a quitação rápida gera satisfaçãoMenor, já que as dívidas mais caras demoram a sumir
Economia total de jurosMenor, já que os juros altos não são prioridadeMaior, pois as dívidas mais caras são pagas antes

Qual método é melhor?

Depende. Afinal, cada um deles será mais indicado para o seu perfil e para o seu momento de dívidas. Assim:

  • O método bola de neve é ideal para quem precisa de estímulos para conseguir seguir um plano de quitação de dívidas. Por ser mais “visual” (ou seja, é possível ver as dívidas diminuindo aos poucos), ele dá a sensação de que o esforço está sendo compensado.
  • O método avalanche, por outro lado, é mais indicado para quem quer pagar menos no total, mesmo que demore mais. Nesse caso, é necessário um pouco mais de organização financeira e persistência, mas existe a tranquilidade de saber que você quitará as dívidas pagando o menor valor possível.

Uma terceira opção, no entanto, é tentar um método híbrido, misturando características dessas duas opções: priorizando dívidas pequenas com juros altos, por exemplo. Assim, você tem a satisfação de quitar as dívidas aos poucos, e ainda consegue economizar.

Antes de decidir o melhor método para o seu caso, porém, é fundamental saber quais são as suas pendências financeiras. E, para isso, você pode contar com a Acerto! Com a nossa plataforma, você consegue identificar as suas dívidas e verificar se existem possibilidades de negociação disponíveis.

Assim, você economiza no valor total e fica mais perto de ter o nome limpo outra vez. Consulte o seu CPF e comece agora mesmo!

Summary

Roberta Firmino

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com mais de 7 anos de experiência com conteúdo para web. Escrevo para ajudar brasileiros a saírem das dívidas e a tomarem decisões financeiras mais conscientes.

Você pode gostar também

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.