As empresas responsáveis pela negativação, como SPC e Serasa, são acionadas pelo credor — empresa que você deve — quando a dívida está em atraso.
Depois disso, o SPC e Serasa enviam uma carta para a pessoa que está devendo. E ela ganha 10 dias para quitar a dívida antes do nome ser realmente negativado.
- O aviso antes de negativar o nome é obrigatório?
- Muitas pessoas passam informações de contato erradas…
- Outras não atualizam os dados com frequência
- Tem também as pessoas que não olham e-mail ou atendem celular com frequência
- Algumas pessoas emprestaram seus dados para outras pessoas
- Fui negativado e não fui avisado. O que fazer?
O aviso antes de negativar o nome é obrigatório?
SIM! O processo acontece da seguinte forma: a partir do momento que você está em dívida com uma determinada empresa, ela já está autorizada a enviar seu CPF para os órgãos de proteção ao crédito (SPC/Serasa/Boa Vista).
Ou seja: não há um prazo mínimo. Se a empresa quiser, ela pode enviar seu nome para negativação no dia seguinte após o vencimento de uma dívida não paga. Mas a maioria das empresas não faz isso, e dá um prazo para que o cliente quite o débito em aberto.
Então, se as empresas não fazem isso logo de cara, elas costumam tentar outras formas de cobrança antes: por telefone, e-mail, SMS, carta…
Se não obtém um retorno seu, para negociação da dívida, nesse período, elas enviam os seus dados para o SPC/Serasa.
Aí, na verdade, não é a empresa que é obrigada a te avisar da negativação, e sim a Serasa, SPC ou Boa Vista. E essas instituições precisam fazer esse aviso enviando a notificação POR ESCRITO.
Mesmo com essa notificação, é comum que as pessoas não saibam que estão com o nome sujo, especialmente porque:
Muitas pessoas passam informações de contato erradas…
…inclusive para evitar a situação incômoda de receber inúmeras e insistentes ligações de ofertas e cobrança.
Porém esta é exatamente a sua chance de ser informado não só sobre a negativação, mas também sobre outras pendências no seu cadastro, problemas com o produto, promoções exclusivas, etc.
Acontece muito também, especialmente quando você compra em serviços que não são tão digitais, que você passe seus dados para o vendedor e ele digite de forma incorreta. :/
Aí pode ser que o credor não possua seus dados corretos.
Outras não atualizam os dados com frequência
É comum que pessoas mudem de telefone, endereço e afins, e que não atualizem suas informações nos lugares em que estão cadastradas, como:
- Sites de compras;
- Lojas;
- Bancos;
- Agências de viagem;
- Empresas de cartão de crédito;
E com isso acabam não recebendo o informativo prévio do SPC/Serasa.
Tem também as pessoas que não olham e-mail ou atendem celular com frequência
Afinal, antes da negativação, você possivelmente será cobrado pela empresa em questão, através de todos os canais possíveis.
Assim, se o seu e-mail estiver com a caixa em dia, você tem mais chances de ser informado sobre problemas com suas contas antes de o nome ficar sujo, e mesmo ser avisado por lá quando estiver perto de ser negativado.
Apesar de muito inconvenientes, muitas vezes as ligações podem ser a forma como a empresa opta para te dar o aviso de que mandará seu CPF pro SPC ou Serasa.
Algumas pessoas emprestaram seus dados para outras pessoas
Você sabia que, de todas as pessoas negativadas no Brasil, mais de 10 milhões tem dívidas em seu nome que foram feitas por outras pessoas?
É o apontou a pesquisa do SPC juntamente com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Essas dívidas geralmente são feitas quando alguém empresta o CPF, cartão de crédito, cheque e outras informações pessoais para que um amigo ou parente faça uma compra.
Com isso ele não paga, às vezes você nem fica sabendo, e suja o seu nome.
E esse é só um dos problemas de emprestar os seus documentos, especialmente o cartão de crédito, para outras pessoas. Por isso nós criamos um conteúdo especialmente sobre o assunto.
Fui negativado e não fui avisado. O que fazer?
Se os seus dados estão corretos no credor e Serasa/SPC/Boa Vista e você não foi corretamente avisado, por escrito, você deve registrar uma reclamação no Procon da sua cidade ou procurar o Juizado Especial de causas Cíveis para que possam ser seguidos os processos corretos.
Registre-se gratuitamente para receber dicas incríveis para lidar melhor com o seu dinheiro! 😉