Meu INSS 2025: saiba como usar a plataforma

O Meu INSS é uma plataforma criada pelo governo federal para facilitar a vida do cidadão assegurado pelo INSS. O serviço, que funciona de forma 100% online, oferece hoje inúmeros serviços e benefícios gratuitos.

Neste artigo, você tira todas as suas dúvidas sobre como a plataforma funciona e quais serviços você pode acessar por ela. Para saber mais, continue lendo!

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é uma plataforma que tem como objetivo facilitar a interação entre os contribuintes e a Previdência Social. Por meio dela, é possível ter acesso a diversos serviços oferecidos pelo INSS, tais como: 

  • informações sobre benefícios previdenciários; 
  • informações sobre benefícios assistenciais;
  • dados relacionados à previdência. 

Além disso, você também consegue acompanhar o andamento dos processos, verificar o status dos benefícios, baixar a guia da Previdência Social para pagamento, fazer consultas sobre atualizações cadastrais e muito mais. 

O que posso fazer no aplicativo?

Com o aplicativo do Meu INSS, disponível para iOS e Android na loja de apps do seu celular, você não precisa mais ir até a agência do órgão para acessar os seus dados. A partir de agora, tudo o que você precisa para consultar o seu NIS por CPF é acessá-lo no telefone.

Pelo aplicativo Meu INSS, você pode:

  • consultar benefícios;
  • fazer a simulação de benefícios previdenciários;
  • solicitar o pagamento de alguns benefícios online;
  • acompanhar o histórico de benefícios previdenciários;
  • emitir certidão negativa de débito;
  • fazer prova de vida;
  • consultar extratos, calendário de pagamento ou vínculos trabalhistas;
  • atualizar dados cadastrais.

Leia também: Posso pagar INSS retroativo? Saiba por que fazer isso, como funciona e se vale a pena!

Como baixar o app?

Para baixar o aplicativo Meu INSS, você deve:

  1. Ir até a loja de aplicativos do seu celular (Apple Store ou Play Store);
  2. Buscar pelo app Meu INSS;
  3. Fazer o download. 

Pronto! Agora, pode entrar usando a sua conta do gov.br ou fazer um novo cadastro.

Como fazer o cadastro no Meu INSS?

Para se cadastrar na plataforma do Meu INSS, você deve: 

  1. Acessar o site do Meu INSS ou abrir o aplicativo no seu telefone;
  2. Clicar em “Entrar com gov.br ou fazer o cadastro”;
  3. Digitar o seu CPF e clicar em “Continuar”;
  4. Clicar em “Crie sua conta”;
  5. Escolher uma das opções de cadastro disponíveis:
  • Validação por dados pessoais: informe nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, telefone celular e responda perguntas sobre seu histórico de trabalho e contribuições previdenciárias.
  • Validação por internet banking: se você é cliente de bancos como Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú, Santander, entre outros, pode usar seus dados bancários para validar a identidade.
  1. Criar uma senha segura para a sua conta;
  2. Finalizar o cadastro.

Quais são os serviços que não precisam de cadastro?

O Meu INSS também oferece serviços sem a necessidade de cadastro na plataforma, o que pode facilitar caso você ainda não tenha uma conta cadastrada no gov.br ou tenha esquecido sua senha.

A plataforma oferece os seguintes serviços sem senha ou cadastro:

  • novos pedidos;
  • solicitação de benefício por incapacidade;
  • emissão de guia de pagamento (GPS)
  • comunicação de acidente de trabalho (cadastro);
  • calendário de pagamento do seu benefício; 
  • encontrar agências da previdência social próximas de você; 
  • verificação de autenticidade de documentos;
  • inscrição no INSS; 
  • acesso a escola virtual – educação previdenciária;
  • ouvidoria Fala.BR. 

Como recuperar minha senha no Meu INSS?

Se você esqueceu sua senha, clique em “Esqueci minha senha” na tela de login, informe seu CPF e siga as instruções para redefini-la. Você pode optar por receber um código de verificação por e-mail, SMS ou realizar a validação por reconhecimento facial, caso tenha o aplicativo instalado no celular.

Como atualizar meu cadastro no Meu INSS?

Para atualizar os seus dados cadastrais no Meu INSS, você deve:

  1. Acessar o site ou o aplicativo;
  2. Clicar em Novo pedido, no menu de navegação;
  3. Clicar em Todos os serviços;
  4. Encontrar a opção Cadastro e contribuições;
  5. Selecionar Atualizar cadastro e/ou benefício;
  6. Preencher os dados que deseja atualizar;
  7. Enviar a solicitação.

Para alterações simples, como telefone ou e-mail, geralmente não é necessário anexar documentos. Porém, para mudanças mais sensíveis, como nome, estado civil ou atividade profissional, pode ser exigida a apresentação de documentos comprobatórios.

Após o envio da solicitação, o INSS analisará os dados e poderá solicitar documentos adicionais, se necessário. O prazo para conclusão do processo pode variar, mas é possível acompanhar o andamento pelo próprio portal ou aplicativo, na opção “Consultar Pedidos”.​

Como entrar no Meu INSS?

Para acessar o Meu INSS, basta ter uma conta ativa no portal gov.br — o portal do governo que concentra, atualmente, a maior parte dos serviços online. Outra opção é usar a conta cadastrada no primeiro acesso da plataforma. 

Em seguida, você deve:

  1. Acessar o site do Meu INSS ou abrir o aplicativo;
  2. Clicar em Entrar com gov.br;
  3. Inserir o seu CPF;
  4. Inserir a sua senha do gov.br ou a senha cadastrada;
  5. Se você tiver a verificação em duas etapas ativada, será necessário cadastrar um código. Para isso, abra o aplicativo do gov.br no seu celular e clique na opção “Gerar código”. 

Pronto! Agora, é só aproveitar todos os recursos disponíveis. E lembre-se de manter seus dados de acesso em um local seguro e não compartilhe as informações com ninguém.

Como simular a aposentadoria pelo Meu INSS?

A simulação da aposentadoria é uma das ferramentas do Meu INSS que pode te ajudar a entender quanto tempo falta para você se aposentar, ou quais as regras em que você se adequa. Para simular:

  1. Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS;
  2. Faça login com seu CPF e senha do gov.br, ou com a senha cadastrada;
  3. No menu principal, clique em “Simular Aposentadoria”.

Pronto! O sistema usará os dados do seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para calcular o tempo de contribuição e as possibilidades de aposentadoria disponíveis.

Leia também: O que muda com a nova proposta de Reforma da Previdência?

Como consultar benefícios no Meu INSS?

Para ver a lista de benefícios do INSS que você já solicitou:

  1. Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS;
  2. Faça login com CPF e senha;
  3. Clique em “Destaques” no menu inicial;
  4. Escolha a opção “Meus benefícios”.

Em seguida, você verá todos os benefícios ativos ou já solicitados, como aposentadoria, auxílio-doença, pensão, entre outros. Clique em cada benefício para ver os detalhes, situação (em análise, deferido, indeferido), data de pagamento e histórico.

Como fazer a prova de vida do INSS? 

Cerca de 36 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber seus benefícios. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento do benefício. 

Outra utilidade que você encontra no Meu INSS é a possibilidade de fazer a prova de vida digital de forma prática e intuitiva. A prova de vida é realizada diretamente pelo site do Meu INSS e utiliza biometria facial para reconhecer o cidadão, ou seja, fotos e selfies servirão para comprovar a vida do segurado. 

Como consultar o NIS por CPF pelo Meu INSS?

Para usar o Meu INSS e, principalmente, ter acesso aos serviços e até mesmo ao seu benefício no INSS, é necessário ter um Número de Identificação Social (NIS). 

O NIS é um código de 11 dígitos gerado quando você faz seu cadastro no INSS, utilizado pelo governo para identificar brasileiros que recebem algum tipo de benefício do INSS. 

Para consultá-lo de modo rápido no portal Meu INSS: 

  1. Faça login no Meu INSS;
  2. No Menu, clique em “Destaques”; 
  3. Clique na opção “Carteira do beneficiário”;
  4. Confira o número do seu NIS e outras informações da sua conta.

Como falar com um atendente do Meu INSS?

Para entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS, você pode:

  • Consultar a Assistente Virtual: nesse caso, o atendimento é feito de forma automática, por um chat no próprio site ou aplicativo.
  • Ligar para o telefone 135: aqui, você consegue falar com um atendente humano e resolver dúvidas mais complexas.

Além dessas opções, também é possível encontrar uma agência do INSS ou registrar uma reclamação na Ouvidoria. Agora que você já sabe como o Meu INSS funciona, aproveite para entender também como calcular o desconto do INSS no seu salário!

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