Pessoas que não têm um bom histórico financeiro podem ter dificuldades em conseguir um cartão de crédito. O cartão Nubank para quem tem nome sujo foi criado para mudar isso.
A novidade do Nubank tem sido chamada de cartão de crédito pré-pago, mas é preciso entender melhor o que a instituição está, de fato, oferecendo aos seus clientes.
Neste post, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o novo cartão Nubank para negativados e não negativados. Achou curioso? Siga em frente e boa leitura!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleCartão de crédito pré-pago vs. cartão Nubank
Antes de qualquer coisa: o Nubank esclareceu que seu cartão aprovado para negativados não é um cartão pré-pago.
Entretanto, saber o que é um cartão de crédito pré-pago é fundamental para entender o que o “roxinho” planejou para os clientes.
Um cartão de crédito pré-pago depende da recarga de um valor que fique disponível para formar o limite do cartão. Apesar de poder ser usado em compras a crédito, não permite o parcelamento das transações.
Opções assim são oferecidas por instituições como o PagBank e o Superdigital, mas a proposta apresentada pelo Nubank é outra.
O cartão Nubank para quem tem nome sujo (ou não) também depende dessa recarga, mas permite que transações sejam parceladas como um cartão de crédito convencional.
Como funciona o “pré-pago” do Nubank
Um cartão de crédito convencional é como um empréstimo: uma vez que o banco libera o uso, você não precisa “abastecer” sua conta, basta pagar as faturas depois.
Com o Nubank é diferente, porque o dinheiro precisa estar lá antes mesmo que a compra seja feita. A dinâmica é bem parecida com a de um celular pré-pago.
Se você faz uma recarga de mil reais, tem o mesmo valor à sua disposição para fazer compras com o cartão até que esse saldo acabe.
É você quem determina o valor da recarga, podendo criar um limite menor ou maior de um período para o outro de acordo com a sua situação financeira e de seus planos.
Ainda, precisa estar de olho no saldo disponível antes de fazer novas compras ou pagamentos para não ter surpresas na hora de efetuar uma transação.
A existência de um cartão para negativados
Sabemos que a existência de um cartão Nubank para quem está com nome sujo chama a atenção e, por isso, vamos explicar a respeito.
A conta de um cartão de crédito convencional só será paga no futuro. Se o usuário não tiver dinheiro, forma uma dívida e o banco pode demorar anos para receber o que é devido.
Por essa razão, instituições financeiras costumam negar cartões de crédito ou limites altos para quem está com o nome negativado.
Acontece que, como depende da recarga, o cartão Nubank já garante que o banco vai receber o dinheiro. Afinal, esse dinheiro já precisa estar em sua conta antes mesmo que a compra com o cartão seja feita. Assim, não há riscos para o Nubank.
Não é um cartão apenas para negativados
A novidade do roxinho está sendo chamada de cartão pré-pago Nubank, mas já vimos que não é bem assim, certo?
Agora, vamos esclarecer outro ponto. O cartão aprova negativados, mas também está disponível para pessoas que não estão com o nome na lista do SPC/Serasa.
Quem não está negativado ou com score baixo, porém, tem mais facilidade para conseguir um cartão de crédito convencional e pode nem precisar de um cartão como o apresentado pelo Nubank.
Como funciona a recarga do cartão Nubank
A essa altura, você já deve estar se perguntando como recarregar o cartão pré-pago Nubank, não é mesmo? A instituição faz as seguintes orientações:
- na tela inicial do seu app do Nubank, selecione a opção “Adicionar limite”;
- em seguida, escolha o valor que deseja transferir da sua conta do Nubank para o limite do cartão;
- leia e aceite os termos e condições;
- depois, confirme o limite adicionado digitando sua senha de 4 dígitos e pronto!
Percebeu? Para usar o cartão, você precisa ter uma conta no Nubank e fazer a solicitação da modalidade de pagamento pelo app.
É possível recarregar o cartão quantas vezes quiser, desde que você tenha saldo suficiente em conta. E se quiser resgatar o limite depositado no cartão, pode fazê-lo — algo que não é possível com os cartões pré-pagos.
O pagamento da fatura do cartão
Uma vez que você recarrega o cartão Nubank, o dinheiro disponibilizado é usado para pagar a fatura, certo? Errado!
O dinheiro que você transferir de sua conta para o cartão Nubank é usado apenas como garantia pelo banco. Aquilo que mencionamos sobre evitar qualquer risco relacionado ao não pagamento da fatura do cartão.
Assim, a recarga determina o limite do cartão, mas você precisa pagar a fatura mensalmente.
O próprio Nubank recomenda que você utilize o dinheiro que tem em conta para pagar a fatura do cartão, deixando o dinheiro da recarga lá para manter seu limite pré-aprovado.
Isso porque, ainda que você possa resgatar o dinheiro depositado parcial ou integralmente, é mais adequado evitar essa movimentação. A ideia é não precisar recomeçar do zero a cada mês, criando novos limites para o cartão.
Como vimos, o tal cartão pré-pago Nubank não é bem um pré-pago e, na verdade, é uma opção mais interessante para você que precisa parcelar suas compras.
Além disso, ficou conhecido como cartão Nubank para quem tem nome sujo, porque realmente é disponibilizado para pessoas com nome negativado ou score baixo. O único requisito é ter conta no Nubank.
Seja qual for sua situação, com esse cartão quem estabelece o limite de crédito é você. Há uma facilidade maior em conquistar o direito de parcelar compras, mas a responsabilidade quanto ao pagamento da fatura segue a mesma.
Assim, estude a oportunidade e planeje-se para fazer bom uso dessa opção de cartão de crédito com limite apresentada pelo Nubank.
Quer fugir do score negativo para poder solicitar qualquer tipo de cartão de crédito? Confira nosso Guia Completo para Negociação de Dívidas!