A economia consciente vai além de apenas economizar: ela representa uma atitude de responsabilidade nas decisões financeiras e de consumo.
Se você quer entender mais sobre o que é economia consciente, entender exemplos de consumo consciente e ainda saber como aplicá-la na sua rotina, fique até o final dessa leitura.
Ao final, deixamos um checklist que pode ser seu aliado para colocar todos os aprendizados em prática.
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleO que é economia consciente?
A economia consciente consiste em práticas que equilibram as suas necessidades pessoais e os impactos sociais/financeiros das suas escolhas.
De forma simples, significa repensar hábitos de compra, evitar desperdícios e fazer escolhas mais inteligentes com o seu dinheiro, até mesmo para evitar a inadimplência, que é a pior das consequências para quem vive em desequilíbrio de consumo.
Assim, a pessoa que pratica ações mais conscientes na hora de consumir, acaba economizando na maioria dos casos, além de sempre pensar no futuro. Afinal de contas, o consumo exagerado não gera só consequências para o presente, mas também impacta diretamente o seu planejamento financeiro a longo prazo.
Exemplos de consumo consciente no dia a dia
A economia consciente começa com pequenas atitudes do nosso cotidiano. Então, se você quer adotar esse estilo de vida, veja alguns exemplos que podem ser colocados em prática:
Ter orçamento pessoal
Uma das formas mais eficientes de exercer o consumo consciente é olhar para suas finanças e enxergar suas limitações e oportunidades de compras. Dessa forma, fica muito mais fácil manter a tranquilidade financeira e o seu CPF longe da restrição de crédito.
Existem algumas técnicas de como distribuir a sua renda para que o seu dinheiro seja melhor aproveitado, a sua vida financeira tenha mais previsibilidade e seja mais organizada. Leia tudo sobre a regra dos 50/30/20.
Evitar compras por impulso
Na hora de comprar, é preciso entender se há, de fato, a necessidade e condição adequada para investir o seu dinheiro. Muita gente acaba se endividando por descontrole e falta de planejamento na hora das compras.
Em alguns casos mais severos, esse hábito de compras se torna uma doença compulsiva, chamada oniomania, que é o vício em compras.
Por isso, é preciso avaliar os motivos de cada compra e lembrar que o limite de crédito não é dinheiro em conta.
Reaproveitar e reciclar
Desde embalagens até roupas e móveis, sempre há uma forma de reciclar ou dar uma nova utilidade aos produtos que já temos em casa.
Por isso, uma das práticas conscientes é refletir sobre a funcionalidade de itens que estamos prestes a descartar: ainda funciona? Pode ser útil a outra pessoa? A venda desses objetos em sites de desapego pode até gerar uma grana extra!
Escolher empresas responsáveis
Pode não parecer uma responsabilidade de quem compra, mas dar preferência a marcas que integram ações de sustentabilidade pode ser, sim, uma prática consciente do consumidor.
Então, na hora de fazer as compras, vale dar uma olhada nas condutas da empresa e entender se ela se importa com questões socioambientais, por exemplo. Assim, ao comprar de uma empresa responsável, seu consumo se torna mais consciente por consequência.
Como aplicar a economia consciente na sua vida financeira?
Além de um olhar sustentável sobre o consumo, a economia consciente também está ligada à gestão responsável do orçamento pessoal, como já citamos acima.
Aqui entram práticas que ajudam a manter as contas em dia, evitar dívidas e viver com mais tranquilidade financeira.
Confira algumas dicas:
- Entenda sua real condição financeira: liste suas fontes de renda e seus gastos fixos e variáveis. Saber onde seu dinheiro está indo é o primeiro passo para economizar de forma consciente.
- Estabeleça prioridades: diferencie desejos de necessidades. Foque em manter o que é essencial e deixe os supérfluos para uma situação planejada.
- Negocie suas dívidas: se você tem pendências em aberto, saiba que é possível negociar com condições melhores. Aqui na Acerto, é possível quitar suas dívidas com descontos exclusivos e do jeito que cabe no seu bolso.
- Crie metas realistas: planeje seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Pode ser quitar uma dívida, montar uma reserva de emergência ou fazer uma compra importante com consciência.
Checklist da economia consciente
Para te ajudar a dar os primeiros passos (ou reforçar seus hábitos), preparamos um checklist prático que você pode usar no dia a dia. Ele vai servir como um guia simples para te lembrar do que realmente importa antes de qualquer compra.

Baixe a imagem acima no seu dispositivo e passe por esse checklist antes das suas próximas decisões de compra, assim, você estará mais perto de gastar de forma consciente.
Se você gostou desse conteúdo, aproveite e siga a Acerto nas redes sociais. Temos muitas dicas práticas, orientações sobre negociação de dívidas, planejamento financeiro e até temas jurídicos.