Economia consciente: como consumir melhor e respeitar seu orçamento pessoal

A economia consciente vai além de apenas economizar: ela representa uma atitude de responsabilidade nas decisões financeiras e de consumo.

Se você quer entender mais sobre o que é economia consciente, entender exemplos de consumo consciente e ainda saber como aplicá-la na sua rotina, fique até o final dessa leitura.

Ao final, deixamos um checklist que pode ser seu aliado para colocar todos os aprendizados em prática. 

O que é economia consciente?

A economia consciente consiste em práticas que equilibram as suas necessidades pessoais e os impactos sociais/financeiros das suas escolhas

De forma simples, significa repensar hábitos de compra, evitar desperdícios e fazer escolhas mais inteligentes com o seu dinheiro, até mesmo para evitar a inadimplência, que é a pior das consequências para quem vive em desequilíbrio de consumo. 

Assim, a pessoa que pratica ações mais conscientes na hora de consumir, acaba economizando na maioria dos casos, além de sempre pensar no futuro. Afinal de contas, o consumo exagerado não gera só consequências para o presente, mas também impacta diretamente o seu planejamento financeiro a longo prazo. 

Exemplos de consumo consciente no dia a dia

A economia consciente começa com pequenas atitudes do nosso cotidiano. Então, se você quer adotar esse estilo de vida, veja alguns exemplos que podem ser colocados em prática:

Ter orçamento pessoal 

Uma das formas mais eficientes de exercer o consumo consciente é olhar para suas finanças e enxergar suas limitações e oportunidades de compras. Dessa forma, fica muito mais fácil manter a tranquilidade financeira e o seu CPF longe da restrição de crédito

Existem algumas técnicas de como distribuir a sua renda para que o seu dinheiro seja melhor aproveitado, a sua vida financeira tenha mais previsibilidade e seja mais organizada. Leia tudo sobre a regra dos 50/30/20

Evitar compras por impulso

Na hora de comprar, é preciso entender se há, de fato, a necessidade e condição adequada para investir o seu dinheiro. Muita gente acaba se endividando por descontrole e falta de planejamento na hora das compras

Em alguns casos mais severos, esse hábito de compras se torna uma doença compulsiva, chamada oniomania, que é o vício em compras.

Por isso, é preciso avaliar os motivos de cada compra e lembrar que o limite de crédito não é dinheiro em conta. 

Reaproveitar e reciclar 

Desde embalagens até roupas e móveis, sempre há uma forma de reciclar ou dar uma nova utilidade aos produtos que já temos em casa. 

Por isso, uma das práticas conscientes é refletir sobre a funcionalidade de itens que estamos prestes a descartar: ainda funciona? Pode ser útil a outra pessoa? A venda desses objetos em sites de desapego pode até gerar uma grana extra

Escolher empresas responsáveis

Pode não parecer uma responsabilidade de quem compra, mas dar preferência a marcas que integram ações de sustentabilidade pode ser, sim, uma prática consciente do consumidor. 

Então, na hora de fazer as compras, vale dar uma olhada nas condutas da empresa e entender se ela se importa com questões socioambientais, por exemplo. Assim, ao comprar de uma empresa responsável, seu consumo se torna mais consciente por consequência.

Como aplicar a economia consciente na sua vida financeira?

Além de um olhar sustentável sobre o consumo, a economia consciente também está ligada à gestão responsável do orçamento pessoal, como já citamos acima

Aqui entram práticas que ajudam a manter as contas em dia, evitar dívidas e viver com mais tranquilidade financeira.

Confira algumas dicas:

  • Entenda sua real condição financeira: liste suas fontes de renda e seus gastos fixos e variáveis. Saber onde seu dinheiro está indo é o primeiro passo para economizar de forma consciente.
  • Estabeleça prioridades: diferencie desejos de necessidades. Foque em manter o que é essencial e deixe os supérfluos para uma situação planejada.
  • Negocie suas dívidas: se você tem pendências em aberto, saiba que é possível negociar com condições melhores. Aqui na Acerto, é possível quitar suas dívidas com descontos exclusivos e do jeito que cabe no seu bolso. 
  • Crie metas realistas: planeje seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Pode ser quitar uma dívida, montar uma reserva de emergência ou fazer uma compra importante com consciência.

Checklist da economia consciente 

Para te ajudar a dar os primeiros passos (ou reforçar seus hábitos), preparamos um checklist prático que você pode usar no dia a dia. Ele vai servir como um guia simples para te lembrar do que realmente importa antes de qualquer compra.

Imagem com um checklist para consumir de forma consciente.

Baixe a imagem acima no seu dispositivo e passe por esse checklist antes das suas próximas decisões de compra, assim, você estará mais perto de gastar de forma consciente. 

Se você gostou desse conteúdo, aproveite e siga a Acerto nas redes sociais. Temos muitas dicas práticas, orientações sobre negociação de dívidas, planejamento financeiro e até temas jurídicos.

Summary

Roberta Firmino

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com mais de 7 anos de experiência com conteúdo para web. Escrevo para ajudar brasileiros a saírem das dívidas e a tomarem decisões financeiras mais conscientes.

Você pode gostar também

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.