Além da aposentadoria, os contribuintes da Previdência Social têm direto a diferentes benefícios, como auxílio-doença e outros. Para isso, pode ser preciso recorrer ao Meu INSS. Você precisa de dicas para fazer seu cadastro?
Como você deve saber, INSS é sigla para Instituto Nacional do Seguro Social ― órgão do governo criado em junho de 1990 para dar andamento nos processos de reconhecimento e liberação dos benefícios previdenciários.
Para conferir dados trabalhistas, abrir solicitações e garantir seus direitos, você precisa acessar o Meu INSS. Continue a leitura para saber mais e conferir um passo a passo de como se cadastrar!
Você vai ver nesse conteúdo:
ToggleAfinal, o que é o Meu INSS?
Antes de qualquer coisa, você precisa saber que o Meu INSS é uma plataforma digital a ser usada para consultar informações previdenciárias e trabalhistas, e abrir solicitações.
Por meio dessa plataforma, você tem acesso a mais de 90 serviços sem precisar se deslocar até uma agência da Previdência Social. Em outras palavras, é possível utilizar esses serviços sem sair de casa, desde que tenha uma conexão de internet disponível (wi fi ou internet móvel).
As informações presentes no Meu INSS
Talvez você já saiba que os empregadores fazem, automaticamente, o pagamento mensal do INSS dos trabalhadores que têm carteira assinada. Assim, se você está em um emprego formal, é esperado que a empresa esteja fazendo o repasse devido ao governo em seu nome.
Por lei, sua remuneração deve sempre vir acompanhada de um informe que mostre o valor do seu salário, eventuais descontos ou acréscimos e outras informações, como o repasse feito ao INSS.
Ainda assim, caso queira, você pode acessar a plataforma do Meu INSS para conferir se as contribuições estão sendo feitas corretamente pelo empregador.
Quem ficou desempregado também pode pagar o INSS. Assim, caso você tenha essa possibilidade, também pode checar se está em dia com os pagamentos a fim de garantir sua aposentadoria e outros benefícios em caso de necessidade.
Além disso, pelo Meu INSS você confere seu tempo de contribuição à Previdência Social. Algo que, inclusive, permite que você faça uma simulação de sua aposentadoria.
O que você pode fazer usando o app Meu INSS!
Há serviços do INSS que podem ser realizados sem que você tenha uma senha de acesso cadastrada na plataforma do Meu INSS. São eles:
- agendamentos e solicitações;
- agendamento de perícia médica;
- emissão da Guia de Pagamento (GPS);
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- acesso ao calendário de pagamento do INSS;
- verificação de autenticidade de documentos;
- consulta aos endereços das agências da Previdência.
Além disso, você já se perguntou como consultar a situação do seu benefício no INSS?
Para isso, acesse a plataforma usando sua senha para navegar pelo menu do Meu INSS e conferir serviços, como:
- solicitação de aposentadoria;
- solicitação de salário maternidade;
- conferência de benefícios do INSS;
- envio de documentos digitalmente;
- acompanhamento da movimentação de seus pedidos;
- consulta aos seus vínculos trabalhistas;
- acesso a extratos do Imposto de Renda e mais.
Passo a passo para se cadastrar no Meu INSS
Existe um site para que você utilize a plataforma e tenha acesso aos seus dados e serviços da Previdência Social. A seguir, você confere os passos de como se cadastrar. Antes de tudo, acesse o site do Meu INSS. Em seguida:
- Clique em “cadastrar senha”
O primeiro passo para acessar o Meu INSS é clicando em cadastrar uma senha no site.
- Crie sua “conta gov.br”
Caso você ainda não tenha uma conta no portal gov.br, do governo federal, vai precisar criar uma ― caso já tenha, clique em “acesse sua conta com número do CPF” e prossiga para a plataforma.
- Escolha uma opção de cadastro
Para se cadastrar no portal do governo, você tem diferentes opções, conforme mostra a imagem abaixo. Escolha a que considerar mais simples.
Repare que uma das opções apresentadas é o uso do CPF para cadastro, que pode ser o caminho mais simples caso você não tenha acesso às outras opções. Vamos seguir por ele.
- Informe o seu CPF
Em seguida, além de preencher com o número do CPF, você deve informar seu nome completo, aceitar os “termos de uso” e selecionar a caixa para provar que não é um robô.
- Valide seus dados
Na sequência, você vai precisar confirmar algumas informações pessoais. Note que o próprio sistema vai apresentar as opções e você deve selecionar as corretas para avançar no cadastro.
- Habilite seu cadastro
Uma vez que você tiver confirmado os dados solicitados, você deverá habilitar seu cadastro informando um e-mail ou número de celular. Por meio do canal escolhido, você receberá um código de acesso para cadastrar uma senha.
Seja qual for o caminho escolhido, o portal vai avisar que enviou o código de seis dígitos para o e-mail ou celular informado. Assim, você pode fazer a habilitação ou solicitar novo envio caso a mensagem tenha se perdido.
- Cadastre sua senha
Com a habilitação completa, o sistema vai te direcionar para a página de cadastro de senha. Note que você deve escolher uma combinação forte que tenha de 8 a 70 caracteres e, em seguida, concluir o cadastro.
- Acesse sua conta e cadastre-se no Meu INSS
Ao final desse processo, o portal vai redirecionar você à página da conta gov.br. Dessa vez, foque em “Acesse sua conta com número do CPF”, informe seu CPF e a senha que acabou de criar.
Assim que você acessar o sistema, vai ser direcionado à sua conta no gov.br que, entre outras questões, lhe dá acesso ao Meu INSS. É a página abaixo:
Repare a primeira opção a aparecer para encontrar o passo final de como cadastrar no Meu INSS. Clique em “obter” e confirmar alguns dados que serão solicitados sobre sua relação com o INSS.
Pode ter que você precise informar a última empresa em que trabalhou com carteira assinada (caso se aplique) e qual foi a última vez que recebeu um benefício previdenciário (caso se aplique).
Por essa razão, tenha sua Carteira de Trabalho em mãos, assim como outros documentos da Previdência que possam ajudar no processo.
Ainda que você precise passar por diferentes passos e confirmar variadas informações, o cadastro no gov.br e no Meu INSS é simples. Entretanto, caso tenha dúvidas, é possível ligar no 135 para solicitar orientações.
Confira mais artigos como este no Blog Acerto e mantenha sua saúde financeira em dia. Aproveite também e siga aAcerto no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades que impactam a sua vida financeira!