Quem disse que não dá para se divertir enquanto aprende lições sobre como cuidar melhor do seu dinheiro?
Sim, filmes e finanças são duas coisas que podem andar juntas quando o assunto é aprendizado.
Por isso, selecionamos 12 opções para você começar a assistir com a família.
Especialmente se você está começando agora o processo de melhorar a sua gestão financeira ou se precisa de uma motivação para seguir em frente,
Você vai ver nesse conteúdo:
Toggle- 1. Até que a sorte nos separe
- 2. À procura da felicidade
- 3. Trabalho interno
- 4. A grande aposta
- 5. Os delírios de consumo de Becky Bloom
- 6. As loucuras de Dick e Jane
- 7. O homem que mudou o jogo
- 8. Joy. O nome do sucesso
- 9. Fome de Poder
- 10. Bonequinha de Luxo
- 11. Freakonomics: O Filme
- 12. Que horas ela volta?
1. Até que a sorte nos separe
A comédia brasileira “Até que a sorte nos separe”, disponível no Netflix, conta a história de Tino (Leandro Hassum) e a mulher, Jane (Danielle Winits) que ganham uma bolada na loteria, mas perdem tudo.
Acostumados a viver de forma simples, após a conquista do prêmio, eles adotam uma vida de luxo com viagens, festas e muita ostentação.
Mas Tino é o mais esbanjador da família e perde todo o dinheiro em apenas 15 anos.
O que o filme nos ensina
O filme nos mostra que não adianta ter muito dinheiro à disposição se não tem planejamento financeiro e uma visão de longo alcance.
Toda quantia, por maior que ela seja, um dia acaba se não for bem gerida. Você pode voltar a viver na mesma situação em que estava ou ficar ainda pior do que antes.
2. À procura da felicidade
Este é um filme muito famoso com o Will Smith que estreou em 2006. O drama se baseia na história real de Chris Gardner, que antes de se tornar um investidor, passou por uma fase muito complicada na sua vida.
Após investir todo o dinheiro que tinha em um produto que ele acreditava ser sucesso de vendas, Chris não consegue vender e acaba ficando sem dinheiro para sustentar a família.
Inclusive, após ser abandonado pela esposa que não aguentou a barra, Chris e o filho são despejados do aluguel onde moravam e chegaram até a dormir no banheiro do metrô.
Em busca de oportunidades, ele aceita o desafio de participar de um estágio não remunerado para, se for aprovado, trabalhar na Bolsa de Valores de Nova York, que era seu sonho.
O que o filme nos ensina?
O filme gira em torno de duas lições principais.
A primeira é que não devemos arriscar todo nosso dinheiro em uma só oportunidade. Chris pegou tudo o que tinha e comprou aparelhos para exames médicos, mas o negócio não vingou.
A outra, por outro lado, é a de persistir em busca de um sonho. Chris não se intimidou quando viu rapazes brancos e com melhores condições de vida concorrerem à vaga de estágio. Ele acreditou em si e arriscou, dessa vez de um bom jeito!
3. Trabalho interno
“Inside Job”, como é o título em inglês desse excelente documentário, é um dos filmes mais famosos relacionados ao mercado financeiro.
Ele conta como a crise financeira de 2008 abalou todo o mundo e como investidores e grandes empresas quebraram na época.
O que o filme nos ensina
O longa nos mostra o lado obscuro existente em Wall Street (principal centro financeiro de Nova York e do mundo) na época, e como diversas más escolhas podem levar a um colapso financeiro, seja na sua vida pessoal ou em todo um mercado.
4. A grande aposta
Esta ficção de 2015 também aborda a situação financeira de 2008, mas por outro ponto de vista. Michael Burry (Christian Bale), dono de uma empresa de médio porte resolve apostar contra o mercado imobiliário, dizendo que ele vai falir devido aos investimentos de alto risco.
Com a especulação, é formado um grupo de oportunistas que preveem a crise financeira e mesmo assim, vendem ações para iniciantes na bolsa, o que claro, não dá muito certo.
Ah, e este filme está disponível no YouTube!
O que o filme nos ensina
Nem sempre o que todo mundo está fazendo é o melhor para você e que cada pessoa tem um perfil diferente, principalmente nos investimentos.
Devemos fugir da manada, buscar conhecimento e entender o que faz mais sentido para a nossa vida financeira.
5. Os delírios de consumo de Becky Bloom
Nessa comédia romântica Becky Bloom é o típico exemplo do ditado popular “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
A jovem repórter escreve sobre finanças pessoais, mas vive enrolada em dívidas por causa do seu consumismo, e fugindo dos cobradores.
Você pode assistir no YouTube, clicando aqui.
O que o filme nos ensina
O filme mostra os efeitos do consumo sem limites, especialmente quando ele não se baseia no que realmente precisamos e sim no que queremos.
De um jeito engraçado, você acaba se identificando com características dos personagens — especialmente da personagem principal e o seu vício em cartões de crédito —, e isso faz com que você também repense o seu jeito de comprar.
6. As loucuras de Dick e Jane
Esta é uma ótima opção para quem gosta de comédia. O filme de 2005 narra o contrário da história de “Até que a sorte nos separe”. Dick e Jane vivem uma vida muito confortável até que ele perde o emprego.
Dick, desesperado, tem ideias mirabolantes que envolvem subornos e até assaltos para conseguir dinheiro. Juntos, os dois têm várias aventuras para tentando arrumar emprego e também na tentativa de esconder a vida que agora levam para manter as aparências.
O que filme nos ensina
Dick foi mandado embora de repente e isso impacta toda a sua vida financeira, que não tinha um planejamento e era baseada apenas em gastos e excessos.
Como eles não tinham uma reserva de emergências, em pouco tempo o dinheiro acaba, e o desespero começa.
Além disso, ficamos com a lição de que é possível sermos felizes com o que temos e que a felicidade está nos pequenos prazeres, como passar momentos com a família.
7. O homem que mudou o jogo
Outro exemplo de uma pessoa que conseguiu seguir em frente e ter sucesso em meio aos desafios.
Nesse enredo baseado na história real de Billy Beane, percebemos como o diretor de um time de baseball se virou para realizar o sonho de ver seu time campeão, mesmo sem verba.
O que o filme nos ensina
Nem sempre vamos ter o dinheiro que precisamos para todas as realizar nossas metas.
E, nesses momentos, a sua criatividade vai contar muitos pontos a favor do seu sonho, além é claro, de dedicação e foco.
8. Joy. O nome do sucesso
Joy é realmente uma mulher de sucesso.
Com uma vida complicada, nesse drama, a jovem talentosa tem uma ideia brilhante ao desenvolver um esfregão de limpeza que foi sucesso de venda nos Estados Unidos, fazendo dela uma empreendedora de sucesso no país.
O que o filme nos ensina
Ter uma ideia genial e lutar para que ela dê certo pode transformar a sua vida.
Porém, nós sabemos que não é todo dia que essas ideias aparecem. Mas, acima de tudo, conquistar os seus sonhos é algo que depende muito mais de você que qualquer outra coisa.
Por isso você precisa assistir ao filme.
9. Fome de Poder
A obra, baseada em fatos reais e disponível no YouTube, conta a história do fundador do Mc Donald´s, Ray Kroc (Michael Keaton). Ele é vendedor e tenta ganhar comissão com a venda de máquinas de milk shake, porém, muitas vezes sem sucesso.
Até que um dia, dois irmãos do interior da Califórnia fazem uma grande encomenda com Ray e ele vai até o local para conhecer esses clientes. Ao chegar na cidade, ele se depara com o restaurante dos irmãos, que oferece algo que era totalmente diferente das lanchonetes da época.
O que o filme nos ensina
Kroc, apesar de tomar muitas decisões controversas, é uma pessoa persistente, que luta e não pensa em desistir diante do fracasso.
Visionário, ele consegue ver oportunidades onde os irmãos Donald´s não veem e aposta alto no negócio.
Porém, também vale a pena assistir o filme para entender: o que você está disposto a fazer pelo sucesso?
10. Bonequinha de Luxo
Este foi um grande sucesso de 1961, mas que ainda nos traz lições para a vida moderna. Holly Golightly é uma garota de programa que está disposta a se casar com um milionário para ter uma vida de luxo.
Ela adora a famosa joalheria Tiffany e toma café da manhã em frente à loja, onde fica admirando e tentando esquecer seus problemas.
A personagem tem uma vida cheia de mistérios que ficam subentendidos e utiliza as compras e o luxo como um refúgio.
O que o filme nos ensina
Bonequinha de Luxo nos traz uma reflexão diferente, mas que tem muito a ver com os hábitos de muitas pessoas: o consumismo e a vontade de mudar de padrão de vida a qualquer custo.
Utilizar as compras como uma válvula de escape dos problemas pessoais não é nada saudável e pode trazer problemas sérios, além do próprio endividamento.
11. Freakonomics: O Filme
Falamos na ficção acima sobre como Holly é uma garota deslumbrada com o luxo. Mas em Freakonomics esse e outros tipos de comportamentos são explicados cientificamente.
A ideia é realmente mostrar como alguns dos nossos comportamentos relacionados ao dinheiro podem ter outras fontes, muito mais profundas, e que se percebidas e administradas podem mudar a nossa relação com nossas finanças.
O que o filme nos ensina
A repensar a verdadeira fonte dos nossos gastos.
O que nos faz comprar? Que sensações uma nova compra te dá, especialmente na hora que ela acontece? Como controlar — de forma prática — o impulso de comprar o que não se precisa.
12. Que horas ela volta?
Esse drama de 2015, gravado de forma muito simples e bem real, mostra a realidade de Val (Regina Casé) que saiu do interior para trabalhar em São Paulo, deixando a filha com o pai.
Ao longo da trama, a relação da filha — que acaba indo para São Paulo prestar vestibular — com a mãe, da mãe com o dinheiro e dos patrões com Val, te faz repensar diversas situações.
O que o filme nos ensina
Escolhemos encerrar também com um filme brasileiro e que passa uma lição de vida muito importante. Principalmente para pessoas que têm uma realidade difícil e são condicionadas a pensar que o destino não pode ser transformado com boas oportunidades.
O filme ajuda também a entender como as diferenças sociais impactam diretamente nas relações entre as pessoas, e o que você pode fazer para minimizar isso.
Gostou das nossas dicas de filmes? Já assistiu algum que não listamos aqui e que seria legal falarmos sobre ele? Deixe seu comentário!